O verdadeiro DETOX


Acho que em segundo lugar naquele ranking das palavras do ano deve ter ficado a palavra "DETOX", porque de um tempo pra cá, é só do que se fala! Suco detox, dieta detox, sopa detox, chá detox, pílulas e cosméticos detox... De repente apareceram milhares de fórmulas e receitas mágicas, que prometem secar, desinchar, eliminar toxinas e reduzir medidas, rejuvenescer, acelerar o metabolismo e por aí vai.
Outro dia eu estava conversando com uma nutricionista e comentei que gostava de tomar um shake da Herbalife pela manhã, que tem os chás que a gente toma antes, e eu gosto de tomar ainda de jejum, para desintoxicar. A nutricionista me perguntou uma coisa que me fez refletir um pouco: " e o que você acha que tem tanto que desintoxicar no seu organismo quando ainda está de jejum?" Sinceramente, não sei.... De onde vem essa sensação de que estamos constantemente contaminados e intoxicados? É fato que a maioria de nós ingere milhares de alimentos artificiais, coisas cheias de sódio e de outras substâncias não tão saudáveis assim... Mas algo me diz que o problema vai um pouco mais além.
Será que adquirir cada dia um produto "milagroso" novo vai realmente adiantar alguma coisa se não fizermos uma mudança muito mais profunda no nosso estilo de vida? Gojiberries, goldberries, cada hora é uma novidade. Também surgiram inúmeras marcas de sucos detox já prontos para satisfazer quem não tem disposição nem tempo para fazer os sucos naturais. Para quem tem dificuldade em beber esses sucos já inventaram as cápsulas.  Tudo vira negócio nesse mundo! E chove gente querendo ganhar dinheiro em cima desse desejo das pessoas de serem magras sem fazer esforço. De todo jeito, não quero nem entrar nesse mérito... se funciona ou não funciona. 
Eu, particularmente, também sinto esse desejo de me desintoxicar, de me limpar por dentro. Especialmente porque cada dia mais eu me encho de tranqueiras, comendo compulsivamente um monte de bobagens. Nessas horas eu sinto que há um desequilíbrio mesmo. Tenho vontade de ir pra um spa, sair um pouco da rotina, fazer uma espécie de retiro, ficar em contato com a natureza, ficar em silêncio. Quando tenho momentos assim eu percebo como esse tipo de detox realmente faz toda diferença. Às vezes a gente se esquece disso, mas nós, seres humanos, também somos parte da natureza. Vivemos em nossas gaiolas e cercados de concreto e fumaça, mas também precisamos de vez em quando relembrar nossas raízes, respirar um ar mais puro, sentir a areia da praia, a brisa do vento, abraçar uma árvore, deitar na grama. Muita gente pensa que não. Mas como isso faz falta! Acho que quanto mais tivermos esse tipo de contato, mais equilibrados ficaremos. E menos intoxicados. 
No quesito alimentação, acho realmente importante a gente procurar comer sempre alimentos de verdade. Menos refrigerantes e comidas totalmente artificiais. Acho que se conseguirmos eliminar - pelo menos da nossa rotina - esse tipo de coisa, já vamos nos sentir mais leves e saudáveis. As atividades físicas também são essenciais. Ou seja, não há fórmula mágica. A receita é a mesma desde sempre. É um pouco difícil mesmo colocar em prática. Mudar hábitos e perder vícios nunca foi fácil. Não vamos nos iludir... 

Comentários

Postagens mais visitadas